Esboço Artes – Escola de Desenho

Você as utilidades do lápis de cor branco!?

Só sabe uma ou duas?
Então veja aqui suas principais utilidades e nunca mais diga que ele é o lápis mais sem graça da caixa!

Primeiro vamos estabelecer o que o lápis de cor branca pode conseguir fazer em sua arte.
Ele é utilizado quando é preciso mesclar duas cores onde o degradê não está ficando legal ou perfeito, nesse caso o braço consegue fazer a mesclagem das duas cores sem mudar o tom das duas cores que você está misturando.

Há situações que precisamos abrir branco. “mas o que seria isso?”, você pode perguntar. O brilho dos olhos, reflexos dos cabelos e roupas são um exemplo disso. Você ainda pode contar com o auxílio de uma borracha chanfrada para deixa o efeito mais delineado.

Pode ser usado como base para casos como: Deslizar a cor que virá sob de forma melhor, similar a um lápis mais oleoso ou conseguir um tom abaixo da cor original no lápis que virá sob.

E por fim, o lápis branco é MUITO utilizado para pintar folhas coloridas, sobretudo as mais escuras.

Agora vamos entender qual a diferença entres as principais marcas e compreender melhor em qual situação a marca sai melhor nas técnicas citadas. Mas antes cabe mais uma explicação, as linhas abaixo são os lápis não aquareláveis, pois as linhas aquareláveis são macias, ou seja, tem menos argila em sua composição, tornando essa característica de maciez iguais para todas as marcas. Por isso foi escolhido aqui os lápis não aquareláveis.

Image

As marcas escolhidas aqui foram: Faber Castell, Prisma Color e Caran D’ache. As três colorirem bem, mas elas possuem suas particularidades próprias.

A Faber Castell possui a mina mais dura que faz com que o lápis dure por mais tempo. Por ser mais dura também permite controlar o tom da pintura de uma forma melhor, diminuindo as chances de errar para quem está iniciando, mas também dificultado a mesclagem de cores de forma uniforme.

Os lápis Caran D’ache são bastante macios, a mina se desfaz ao tocar no papel com mais facilidade, fazendo sua durabilidade ser a mais baixa das três. Outro diferencial é as cores que compõem seus estojos não são comuns no Brasil, isto é, uma ótima oportunidade de se aventurar em novas cores.

A Prisma Color também possui lápis macios. Fazendo pouca pressão sobre o lápis você consegue tons escuros com mais facilidade, o que requer mais cuidado na hora de colorir um tom de pele ou realizar degradê, por exemplo.

Deixe um comentário